Destaques
Criação do ‘Março Amarelo’, projeto do vereador Alan Carlos, é aprovada em plenário
Foi aprovado, na manhã desta terça-feira (16), em plenário, o Projeto de Lei nº 454/2017, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (PATRI), referente à criação e implantação do Março Amarelo, uma campanha de conscientização da endometriose, a ser realizada anualmente no mês de março.
Segundo o autor da matéria, o mês de conscientização sobre a endometriose tem o objetivo de levar informações sobre o que é a doença e como ela pode ser descoberta e controlada.
A endometriose é uma doença que atinge até 10% das mulheres em idade reprodutiva, com foco mais comumente encontrado nos ovários e órgãos da pelve. Calcula-se que mais de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, sofram com a endometriose. Apesar do número alto, conseguir um diagnóstico ainda é um desafio comum à maior parte delas.
“Isso mostra a importância de se educar tanto as pacientes quanto os profissionais de saúde sobre os sintomas e os métodos de diagnóstico da endometriose, uma doença que, além de muita dor, pode levar à infertilidade. Se todos estiverem atentos aos sinais dados pela doença, é possível descobri-la muito mais rapidamente, tornando o tratamento muito mais efetivo”, explicou o vereador Alan.
A matéria foi aprovada em totalidade pelos parlamentares e entrará em vigor já no ano que vem. Segundo o vereador, não há importância de estabelecer uma data de conscientização, mas sim elevar o mês para isso.
“A descoberta e tratamento da endometriose uma questão de saúde pública e uma preocupação que devemos ter com a saúde da mulher. O Março Amarelo surge como uma forma de incentivar o diagnóstico e prevenir que a doença se agrave”, finalizou.
Barbara Lemes
Assessoria do Vereador Alan Carlos
16/10/2018