Destaques
Vereador Alan Carlos repudia situação da Biblioteca Municipal de Uberaba
O vereador Alan Carlos (PATRI) manifestou repúdio à situação pela qual a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães se encontra. Segundo manifestação em suas redes sociais, os graves problemas que têm afetado o órgão público devem-se à falta de reparos e manutenções. No mês de julho, Alan apresentou em plenário alguns pedidos de reformas e melhorias para a Biblioteca, mas ainda não foram atendidos.
Segundo o parlamentar, serão feitas reiterações às demandas, após perceber que a situação se agravou devido a uma infiltração na Biblioteca, que causou goteiras e afetou diretamente o acervo bibliográfico do local, após chuvas.
“Nas redes socIais e em jornais da cidade circularam, nos últimos dias, fotos que mostram as estantes da Biblioteca Municipal cobertas com plásticos para que os livros não fossem prejudicados pelas goteiras do local. No entanto, sabemos que muitos deles já foram afetados. Essa é uma situação de urgência! Precisamos preservar a história de nossa cidade”, comentou Alan.
No dia 10 de julho, o vereador apresentou, em plenário, alguns pedidos para a Biblioteca. Na ocasião, o vereador mostrou-se preocupado com a conservação e preservação tanto do patrimônio, quanto do acervo da biblioteca. Os pedidos foram enviados ao Poder Executivo, mas ainda não obtiveram respostas. Além disso, Alan se reuniu com o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, onde cobrou a efetivação dos pedidos de reforma.
O parlamentar comparou a situação da Biblioteca Municipal de Uberaba com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e ainda declarou que a falta de reparos pode levar a tragédias. “Estou atento e voltarei a pedir ao Poder Executivo que providencie a manutenção da biblioteca. A Biblioteca Municipal possui um acervo bibliográfico inestimável para a população, estudantes e pesquisadores que frequentam o local diariamente. Não podemos deixar que aconteça o que mesmo que ocorreu no Museu Nacional. Não podemos esperar que tragédias aconteçam, pela falta de reparo e manutenção, e levem parte de nosso patrimônio e de nossa história”, pontuou o vereador.
Barbara Lemes
Assessoria de Comunicação
28/09/2018